Aproximadamente 1 milhão de alunos farão a Prova Paraná

Acontece na próxima terça-feira, dia 24 de setembro, a terceira edição da Prova Paraná, a avaliação diagnóstica aplicada pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte em toda a rede estadual de ensino e nas redes municipais que fizeram adesão.

A Prova Paraná será aplicada para mais de 1 milhão de estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º e 4º anos do Ensino Médio, além das turmas da Educação para Jovens e Adultos (EJA).

ACESSE AQUI AS PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE A PROVA PARANÁ.

A Prova Paraná é um instrumento de diagnóstico e monitoramento de aprendizagem, que permite que se acompanhe a evolução de aprendizagem de cada estudante, identificando quais são os conteúdos em que há maior dificuldade. Assim, as escolas podem preparar intervenções pedagógicas direcionadas para melhorar a aprendizagem.

NOVIDADES E INCLUSÃO – Uma das grandes novidades dessa edição são as provas em Braille.  A produção do material foi realizada por profissionais do Centro de Apoio Pedagógico para Deficientes Visuais e com Surdocegueira (CAP) de Francisco Beltrão (Sudoeste).

Durante vários dias, nove profissionais, todos com habilitação em Educação Especial e conhecimento específico na área visual, dedicaram-se à adaptação das provas de Português e Matemática para estudantes cegos da rede pública paranaense.
Foram produzidas, a pedido de estudantes que dominam o sistema, 19 avaliações em Braille para alunos dos nonos anos do Ensino Fundamental e 15 para as terceiras séries do Ensino Médio. A Secretaria também vai disponibilizar 691 provas ampliadas para estudantes com baixa visão.
Estudantes que não dominam o sistema Braille serão acompanhados por um professor da sala de recurso. Além disso, a prova de Língua Portuguesa também estará disponível no DOSVOX, um sistema computacional que funciona por comando de voz e serve para facilitar o acesso de pessoas com deficiência visual ao computador.

A adaptação da Prova Paraná para versões que atendam às necessidades de estudantes com deficiência visual é uma inovação da SEED, que busca a cada edição aprimorar a qualidade e o acesso à avaliação diagnóstica.