Nossa História

O Colégio Estadual Padre José Pires- Ensino Fundamental e Médio, foi construído pelo Governo do Estado do Paraná, criado conforme Lei 3.878 de 27 de dezembro de 1958, com denominação e Ginásio de Centenário do Sul, autorizado pela Portaria nº 1.404 de dezembro 1959.

1960

Ano da Construção

Com o Decreto nº 27.592 de 22 de janeiro de 1960 passou a chamar Colégio Estadual Padre José Pires.

1978

Decreto nº 4.491 de 03 de janeiro de 1978

Posteriormente o Colégio autorizado a funcionar os cursos de 1º 2º ciclos, pelo Decreto nº 4.491 de 03 de janeiro de 1978, fazendo parte do complexo Escolar Professor Fernando Carvalho Filho

– Ensino de 1º –Grau e Ensino de 2º Ciclo, e com a Resolução nº 2.363/81 de 05 e outubro de

1981, retificou-se a denominação de complexo Escolar Professor Fernando Carvalho Filho – Ensino de 1º –Grau e Escola Padre José Pires – Ensino de 1º Grau, posteriormente com a resolução 1.737/83, passa a denominar-se complexo Escolar Professor Fernando Carvalho Filho – Ensino de 1º –Grau regular e Supletivo e Escola estadual Padre José Pires – Ensino de 1º Grau.

Resolução 4.374/92

Em 1992, através da Resolução 4.374/92, foram suspensas as atividades escolares relativas ao ensino de 1ª a 4ª série e a escola continuou ofertando apenas o Ensino de 5ª a 8ª série do 1º Grau. Através da Resolução 3.609/94 de julho de 1994, a escola foi autorizada a ministrar o Ensino de 2º Grau, curso de Educação Geral, passando a denominar-se Colégio Estadual Padre José Pires- Ensino de 1º e 2º Graus.

Programas e Projetos

Nos dias atuais este Colégio tem buscado avançar na parte pedagógica e estrutural, visando superar problemáticas que dificultavam o desenvolvimento processo ensino-aprendizagem através de uma gestão democrática com a participação da comunidade escolar, procurou elencar como prioridade os altos índices de reprova, e aprovação por conselho de classe e evasão escolar.

Esses dados foram suficientes para repensar a escola como um todo. A partir daí inúmeras ações, projetos e programas foram implantados para que a escola caminhasse rumo a qualidade do ensino: – Projeto leitores da escola; – projeto limpando a área; – Projeto hino Nacional, Paraná e

Município; – Programa Mais educação; – Ensino Médio Inovador; – Capacitação e formação continuada para os profissionais voltados para a avaliação; – diversidade cultural; – História e Cultura afro-brasileira e indígena; – pacto pelo fortalecimento do Ensino Médio; – CELEM (Centro de Línguas Estrangeiras Modernas); – Projeto Tecnologias da informação, comunicação e uso de Mídias Interativas; – Jornal Padre José Pires.

Além dos Projetos e Programas citados, a escola procurou investir em tecnologias diversas visando a melhoria da Aprendizagem e utilizando da sala de informática, salas multimídias com retro projetores, com isso o Conselho de Classe bimestral se transformou com o intuito de ter uma visão da turma, avanços e conquistas ao longo do bimestre bem como discutir as intervenções pedagógicas necessárias por disciplina para solucionar dificuldades de aprendizagem.

Com relação ao espaço físico, houve extremas mudanças como reformas de readequações tendo em vista a segurança e uma melhor ambientação do espaço.

Todos os esforços e conquistas voltaram-se para a reestruturação pedagógica e física da escola bem como a melhoria do IDEB – desafio enfrentado, onde procuramos reconstruir a qualidade educacional de nossa escola a cada dia, através de uma proposta Histórico Critica que defende o aluno e os profissionais da educação como seres humanos com total capacidade de decisão, compreensão, escolha e intervenção no mundo.

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/cpjpires/public_html/wp-includes/functions.php on line 5279